FORMAÇÃO GERAL XIII


Cordioli aborda que:

 

os transtornos de ansiedade são as doenças psiquiátricas mais comuns. As perturbações de ansiedade ou transtornos de ansiedade são um grupo de perturbações mentais caracterizadas por sentimentos de ansiedade e medo. A ansiedade corresponde à preocupação com acontecimentos futuros, enquanto o medo é uma reação aos acontecimentos do presente e reais (CORDIOLI, 2014),


No DSM V o TOC está classificado como transtorno relacionado ao TOC. No DSM IV o transtorno de ansiedade compreende os quadros de :


transtorno do pânico e transtorno de despersonalização.


transtorno de personalidade esquiva e distimia.


transtorno obsessivo-compulsivo e fobias.


transtornos dissociativos e somatoformes.


transtorno histriônico e parafilias.

A atenção é “Uma direção conscientemente focalizada, de modo que o indivíduo se encontra plenamente preparado para responder a um tipo específico de sinal ou input sensorial.”

(STRATTON, P.; HAYES, N. Dicionário de psicologia. São Paulo: Cengage Learning, 2009).Sobre o processo de atenção, aponte a alternativa correta.


O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH - não é real porque não existe evidência de que ele esteja associado com um dano muito evidente ou doença no cérebro.


É um erro chamar a atenção de seletiva, pois cada organismo capta todos os estímulos ao seu redor.


A maioria dos casos de TDAH surge de efeitos genéticos e dificuldades do desenvolvimento do cérebro.


Os sinais de TDAH só podem ser detectados quando a criança está em idade escolar.


Uma evidência de que o TDAH não é real, é que não há um teste de laboratório para detectá-lo.

Existem vários campos onde encontramos o uso de IAs - Inteligências para jogos de computador,  chatbots, análise de imagens e sons etc. Quais são eles?


Visão digital, processamento de dados Big Data, qualidade computacional,  programação de IAs, processamento de linguagem de programação.


Aprendizagem de novas linguagens, processamento ativo, atividades neurocognitivas, criação de categorias aleatórias.


Aprendizado Generalizado, lógica computacional, matemática discreta, análise de dados, processamentos diversos, vida artificial.


Verificação de padrões, definição de requisitos, funcionalidade de problemas complexos, armazenamento Big Data.


Aprendizagem de máquina, visão computacional, processamento de linguagem natural, robótica, reconhecimento de padrões, gestão de conhecimento.

A recuperação de uma lembrança não é literal e fidedigna, como um filme a ser repetido. A lembrança se parece mais com uma montagem editada, muito influenciada pelas experiências anteriores, não sendo apenas fatos que são recuperados. Muitos fenômenos intrigantes relacionados às memórias suscitam dúvidas nos pesquisadores. Sobre a memória e seus fenômenos, indique a afirmativa correta.


O implante de memórias só ocorre em situações extraordinárias, como no interrogatório policial.


A noção de que a memória é construtiva já foi superada.


A memória é essencialmente reconstrutiva.


Esse aspecto do funcionamento da memória acarreta um fenômeno chamado implantes de memória ou falsas memórias.


Passar pelo detector de mentiras apontaria que se trata de uma falsa memória.

Uma das subdivisões da Computação Natural é o estudo sobre a natureza através da computação.

 

A essa subdivisão podemos definir como:

 


Tem como principal área de atuação as redes neurais artificiais.


Os estudos das espécies naturais.


A inspiração do processos da vida para criar algoritmos.


A criação de computadores ou sistemas computacionais baseado na natureza.


Consiste em utilizar estruturas computacionais para sintetizar condutas naturais, padrões e processos similares àqueles vistos na natureza.

Tudo que aprendemos deixa marcas no cérebro e as mudanças no órgão são a base para o aprendizado. O aprendizado é um dos maiores prazeres do cérebro, pois é um estímulo poderoso para o sistema de recompensa cerebral, que leva a sensações de satisfação e até de euforia. Aprender é mudar o cérebro conforme experiências vividas.

Com base nos seus conhecimentos sobre a aprendizagem e seus efeitos no cérebro, indique a alternativa correta.


A neurociência explica que o aprendizado consiste na criação de novos neurônios no cérebro.


Se uma pessoa fica cega, as conexões nervosas que levam a informação visual para o processamento continuam fortes.


O fortalecimento de certas conexões nervosas depende unicamente da predisposição genética.


A aprendizagem modifica a quantidade de células da glia entre os neurônios, aumentando a massa cinzenta do cérebro.


Voltar a realizar uma atividade já aprendida há muito tempo é mais fácil em termos neurais do que aprender uma nova atividade.

É preciso dar atenção para um estímulo para que seja memorizado, por isso grande parte dos estímulos a que somos expostos nunca entram na memória. Com relação à memória, aponte a afirmativa correta.


A memória do tipo explícita é processada inconscientemente.


Não existe um modo de interferir para que a memória de curto prazo se transforme em memória de longo prazo.


Quando a informação é retida por poucos minutos é a memória de curto prazo que está envolvida.


A memória de trabalho serve como espaço de trabalho para computações mentais.


A memória implícita armazena habilidades de modo consciente.

Leia o trecho abaixo e responda qual a alternativa correta sobre a cognição.
A cognição refere-se aos processos mentais superiores. Pode ser entendida como processo que inclui atividades mentais do tipo: pensamento e conceitualização; recordação, representação e imagens mentais; percepção e atenção; raciocínio e tomada de decisão.


As percepções sobre os objetos são, primeiramente, racionais e depois surge a resposta emocional.


Contrariando o senso comum, chegou-se ao entendimento de que a emoção interfere nos raciocínios e na cognição.


Com todo o avanço no conhecimento do funcionamento cerebral, reconhece-se que a emoção não participa dos processos da cognição.


Não se observou mudanças significativas em pessoas cujas amígdalas foram lesionadas e suas reações de identificação de situações de perigo, pois é algo feito racionalmente.


A tradicional divisão filosófica entre o homem ser guiado, predominantemente, pela razão e raciocínio tem se mostrado correta com os achados de neurociência.

O Professor John McCarthy desenvolveu muitas pesquisas e testes sobre o tema da inteligência artificial (IA), e em sua carreira estudou a fundo o tema e levantou uma série de aspectos importantes que fundamentaram o estudo e desenvolvimento de uma IA. Escolha a alternativa que traz estes aspectos.


“Os aspectos da aprendizagem e suas características devem ser descritas de forma precisa, em que todas as máquinas possam compreender e simular essas características de forma digital, que devem ser moldadas de tal forma que seja representada em linguagem de máquina. Esses conceitos devem resolver quase todos os tipos de desafios encontrados pelas inteligências artificiais.” John McCarthy.


“Todos os aspectos da aprendizagem ou qualquer outra característica da inteligência podem, em princípio, ser descritas de maneira tão precisa que uma máquina pode ser feita para simulá-las. Será feita uma tentativa de descobrir como fazer com que as máquinas usem linguagem, formem abstrações e conceitos, resolvam tipos de problemas agora reservados para os humanos e melhorem a si mesmas.” John McCarthy


“Para uma inteligência artificial, regras são muito importantes. Mais importante do que as regras, é o tipo de problema que deverão resolver. Sabendo exatamente o tipo do problema, qualquer tipo de máquina poderá resolvê-lo sem muitos problemas, sendo necessário apenas um bom programador e um bom programa de testes para determinar que a máquina está pronta para esta tarefa.”  John McCarthy.


“ Definições sempre são importantes na área da inteligência artificial, mas os limites de requerimentos são a parte mais importante desta área. A trajetória que determinada máquina tomará sempre é a parte mais importante deste meio, trazendo, assim, um grande desafio para os desenvolvedores inexperientes. ” John McCarthy.


“Aspectos da aprendizagem incluem termos gerais e lógicos, termos estes, que sempre bem fundamentados podem gerar o aprendizado de vários sistemas de computador e inteligências artificiais. Tendo isso em consideração, devemos fundamentar estes princípios e descrevê-los de maneira tal que qualquer máquina possa aprender com eles e modificá-los com o passar do tempo e melhorar essas tecnologias.” John McCarthy.

O cérebro é considerado um computador altamente complexo que possui a capacidade de ordenar neurônios para realizar o processamento de informações de forma extraordinariamente rápida, que ocorre através de ligações sinápticas.

 

Qual das alternativas a seguir é a linha de pesquisa da Computação que estuda a interligação maciça de células computacionais simples, que são as unidades de processamento, análogas aos neurônios?

 


Redes Neurais Artificiais.


Inteligência Artificial.


Inteligência Coletiva.


Algoritmos Evolutivos.


Internet das Coisas.

Páginas: 123456